quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Receita de Saúde

Gabriela tem seis anos. Veio ao meu consultório com seu irmão, de quatro anos. Examinei-a primeiro, após conversar com seu pai. Quando chegou a vez do irmão, fez questão de dizer que iria "me ajudar a atendê-lo". Brincamos juntos enquanto examinava o mais novo, e, na hora de escrever, pedi-lhe que fizesse uma "receita" pro irmão, que estava muito bem. E ela escreveu:


Fiquei pensando: por que que a gente perde essa naturalidade? Essa esperteza? Essa simplicidade? Gabriela me abriu os olhos.

"Comer normal", comer o natural, o necessário, sem excessos, sem artificialidades. "Na cama cedo", dormir é bom, lazer para o corpo e para a mente. "Bom apetite" para as coisas boas da vida, ter fome de vida, comida e arte. "Comportado", porque não vivemos sós, vivemos com gente, e falta muito de civilidade, solidariedade, espírito coletivo e preocupação ecológica - comportar-se é fundamental.

Gabriela é uma pequena e notável filósofa, uma sábia em tempos de racionalidade vazia de sentido e de vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei essa menina!!!

Henrique Sá disse...

Pois é, Mani, minha querida,
É como aquele cheiro bom de terra molhada, após uma tarde de chuva na serra. Vida.
Beijos,
HS.

Anônimo disse...

que precioso um pediatra com este olhar, que pode ver!!!e que sabe o prazer de sentir o cheiro bom de terra molhada!!!JESUS te abençoe e faça cada dia mais cuidar de crianças, como crianças!!!
Biba Arruda
mae de Ana Thereza 16 anos, Maria Clara 8 anos e Miguel 3 anos -quase um estudo antropologico aqui em casa, puro maravilhamento e benção esta divina oportunidade. Gostei do seu blog Doutor!



visitor stats