quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

As crianças estão perdendo suas habilidades de brincar?

Li em um artigo científico ontem: Crianças estão perdendo sua criatividade natural a partir de atividades super-estruturadas e brinquedos hi-tech. Puxa.
Segundo os autores, habilidades inatas de brincar são perdidas se as crianças são superdirecionadas a cursos e programação estrita em seus tempos livres. Mesmo em escolas, tal atitude tem impacto quando não há oportunidades de exercitar o ócio criativo, devido à extrema regulamentação do tempo.
O estudo se entitula O Problema das crianças do século XXI (The trouble with 21st century kids), compilado por Peter Smith, professor de Psicologia no Goldsmiths College, Universidade de Londres, e a nutricionista Rachel Biggins. O relatório diz:

"Alguma estruturação do brincar pode ser útil de modo a facilitar o engajamento das crianças, mas isto não deve ir muito longe. Atividades de brincar muito regimentadas podem ter consequências negativas no desenvolvimento social e emocional de uma criança porque tais atividades são demasiadamente organizadas, e quebram a iniciativa e liberdade de escolha da criança. Em contraste, brincadeiras em estilo livre encorajam o criativo e multisensorial desenvolvimento da criança pela sua natural falta de estrutura".Brincadeiras ou jogos com regras, em que é o desfecho que motiva a participação, treinam padrões de pensamento na criança, deixando menos tempo para o pensamento criativo e imaginativo, que aí se estabelece e amadurece".

O relatório adverte para o potencial problema de videogames e televisão: "Apesar de ser dito que existe algum efeito positivo destas atividades, tal qual coordenação mão-olho, existe uma preocupação crescente de que crianças estão gastando cada vez mais tempo em hábitos sedentários que inibem seu bem-estar mental e físico". Os especialistas concordam que programas e brincadeiras pré-programadas monopolizam o cérebro, porque crianças respondem a um cenário construído por alguém e isto parece ter um impacto sobre sua criatividade.
Muito bem. Aparentemente, nada de novo. Isso todo mundo já "sabe". O que traz o tal relatório de diferente, ou importante? Ele consolida evidências de muitos estudos de bom padrão, e aponta uma tendência para este século - que ainda está começando, para uma geração que ainda tem tempo e condições de mudar!
Este é o desafio: reorientar as práticas de brincadeira de nossas crianças, antes que a tendência se materialize...

Nenhum comentário:



visitor stats